Logo Vou de Kombi

nosso diário de viagem

02JAN2014

Retomando a vida na estrada‏

COLOMBIA
Retomando a vida na estrada‏

Embora a viagem seja tempo em que não há tempo, por vezes nos sentimos aflitos, apressados por uma sensação irracional que não conseguimos descrever. Assim chegamos a Bogotá no dia dois de janeiro, o relógio do aeroporto marcava 22 horas. Do lado de fora, Pe. Deivis nos aguardava; na garagem do seminário Virgem de Chinquiquirá, a Alice descansava tranquila, limpa como a deixamos. Parecia que, para ela, o tempo não passara na mesma intensidade que para nós. Eu envelhecera, estava cansada, Alice não. Estava ali, com todas as coisas exatamente como a deixamos.

Na manhã seguinte, logo após o almoço deixamos o Seminário apressados, tínhamos gana de retomar a viagem até porque o visto da Alice estava vencendo.

Diversos caminhos levavam-nos a Cartagena, teríamos que eleger um: estudo de mapa, cálculo de quilometragem, informações sobre as rutas, pontos interessantes no percurso. Depois de algumas horas decidimos chegar antes a Santa Marta para conhecer um pouco mais da costa do Caribe, disseram-nos que por ali a estrada seria mais ampla, menos sinuosa e com uma bela paisagem.

Era véspera de feriado e final de férias, estrada superlotada: de um lado viajantes que deixavam Bogotá em busca da tranquilidade da Costa, na contravia os que deixavam a Costa para aproveitar a vida urbana, entre eles, nós, amantes da estrada, caçadores de narrativas.

Estávamos sensivelmente desajustados: calor, estrada ruim, pouca comida... A distância vivida nos desacostumara de nós mesmos, num de repente a Alice se tornara pequena, pouco confortável... Sabíamos que o desajuste era momentâneo, mas também era notável que poderia causar catástrofes.

Tratamos de aquietar os ruídos interiores e admirar beleza mesmo onde elas não pareciam existir. Fomos também derrubando os muros do silêncio magoado, incompreendido... O dia começou saboroso com uma deliciosa arepa e ovos mexidos quilômetros antes de Santa Marta.

COMENTE!

Criação de Sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa