Logo Vou de Kombi

nosso diário de viagem

24FEV2014

San Rafael do Gatuso

COSTA RICA
San Rafael do Gatuso

San Rafael de Guatuso é uma cidade pequenina, dessas com tipo de interior, tem dois pequenos mercados, duas ruas, várias casas veterinárias e muitas pousadas, que aqui chamam de cabines. É comum as cabines estarem ao fundo de residências em propriedades campesinas.

Costa Rica, toda ela é margeada por floresta tropical, a natureza é bem preservada, árvores milenares enfeitam o caminho e as propriedades. Entramos em Guatuso a procura de Benjamin, mas antes disso fomos encontrados por um doutor veterinário, José Luiz Pacheco, que num bom português perguntou se éramos do Brasil. Da janela do Galloper para a janela da Alice, foi nosso primeiro contato, segundos depois estávamos estacionados como grandes amigos.

San Rafael do Gatuso

José Luiz Pacheco, quando jovem rapaz, chegou ao Brasil para estudar veterinária, em Salvador, na Bahia. Chegou sozinho, com pouco dinheiro. Na contramão da história de violências nas cidades brasileiras, o que ele encontrou foram pessoas boas que o levaram para sua casa e o ajudaram a construir sua vida estudantil em Salvador.

Do Brasil ele traz um português perfeito, quase sem sotaque, e as lembranças de sua juventude universitária vivida na calorosa capital da Bahia. Com Pacheco seria estranho falar sobre violência, o tema da confiança, da saudade, do desejo de experimentar sabores brasileiros falaram bem mais alto.

Momentos depois, Benjamin chegou. Trazia histórias de paisagens belíssimas do Lago Arenal e do desafio de fazer o percurso em off-road. Para nós a viagem deu as florestas tropicais, a intensa descida de serra e um anjo do caminho. Para os dois, a acolhida de Luiz Carlos Pacheco.

San Rafael do Gatuso

Horas depois, estávamos acomodados sob a sombra de imensas árvores no quintal da casa de Pacheco. Podíamos ficar ali quanto tempo quiséssemos. Disse-nos que gostaria de retribuir a um brasileiro todo o calor humano que experimentou no Brasil. Estivemos ali dois dias de intenso encontro.

San Rafael de Guatuso é berço do Rio Celeste, cujo nome faz referência a cor de suas águas de tom azul celeste, tão azul que até parece que um menino arteiro jogou tinta guache e sujou a água do rio. Em Guatuso o menino travesso chama-se Vulcão Tenório.

COMENTE!

Criação de Sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa