Logo Vou de Kombi

nosso diário de viagem

06FEV2014

Travessias Marítimas

PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM
Travessias Marítimas

Nossa primeira travessia marítima foi a passagem da América do Sul para a América Central.

Por razões que não se explicam, não existem estradas que liguem a Colômbia ao Panamá. Viajar por terra implica cruzar o estreito de Darién, uma região de floresta pântano e montanhas, fronteira natural entre as duas Américas, istmo que separa os Oceanos Atlântico e Pacifico.

Assim sendo, pode-se cruzar as Américas por avião ou navio. Para qualquer das opções, o viajante terá um bocado de trabalho e muitos custos, que no final valerão a pena.

Escolhemos fazer a travessia por mar e é deste tipo de exportação que falaremos aqui. Estranhou a palavra exportação? Não se assuste, é isso mesmo que vai acontecer: para sair de carro da América do Sul é preciso exportar o veículo. Há para isso algumas opções:

Travessias Marítimas

Portos

1. Os portos de Montevidéu e Buenos Aires oferecem boas condições para envio do veiculo direto para a Europa. São os preferidos por viajantes alemães no retorno para casa ou no ingresso a América do Sul.

2. Os portos de Cartagena, Barranquilla e Santa Marta oferecem travessias para diversas parte do mundo: pode- se chegar ao Panamá, México, Estados Unidos, Europa, Ásia... No mapa de opções, o Panamá torna-se um dos destinos mais caros, por ser um pais vizinho, distante alguns quilômetros etc,, etc.

Pelo charme da cidade e pelas facilidades que oferece, Cartagena é o destino preferido dos viajantes. Foi o nosso também.

Tipo de exportação
Há dois tipos de exportação: por contêineres ou por Ro-Ro (abreviatura para "Roll on-Roll off" _ tipo de navio-contêiner usado para o transporte de automóveis e outros veículos, de modo a que estes entrem e saiam do cargueiro pelos seus próprios meios).

Portos de embarque:
Contepass e Contepar

Custos
Sobre a exportação por contêiner implicam custos de:
a) Aluguel do contêiner ( 20 pés: 750 dólares; 40 pés: 1000 dólares)
b) Taxa de "llenado" (carregamento): 432 dólares
C) Manuseio do Contêiner: 110 dólares
d) Uso do Porto Contepass: 111 dólares
Caso procure o serviço de um agente: 450 dólares
e) Taxas para retirada no Panamá: 430 dólares

Sobre a exportação por Ro-Ro implicam custos de:
a) frete: os orçamentos são feitos considerando a altura, largura e peso do veículo. No nosso caso optamos pela Jansmar, agência da navieira SC line, cujo orçamento é feito por unidade, que torna o frete bastante razoável para exportações de veículos viajantes. Valor do frete: 1000 dólares
b) Taxas de uso do Porto Contecar: 73 dólares
C) Taxa de retirada no Panamá, Porto Manzanillo: 68 dólares

Optamos enviar a Alice por Ro-Ro. Toda transação foi feita com a Jansmar Colômbia, com o senhor Rodolfo Castro que nos atendeu e deu todo suporte necessário para que o processo corresse com tranqüilidade. A empresa está localizada na Calle 29, no. 19-58 local 3 - bairro Manga. Fone: 57 56 431628; cel: 57 300 22 95 888. E-mail: cartagena@jansmar.com

O processo de exportação
A Sociedade Portuária, em Cartagena, dispõe de uma pessoa contratada especialmente para dar suporte aos viajantes, diminuindo a necessidade de se contratar um agente portuário. Fomos atendidos pelo senhor Andres que acompanhou a Alice até o embarque na motonave Ágata M.

Trâmites
a) Escolha da navieira, tipo de exportação e orçamento. Esta é a parte mais dolorosa do processo, mil dúvidas, orçamentos que não chegam etc., etc.
b) Definido o tipo de exportação, a navieira gera um booking (documento que reserva a vaga no navio até que o pagamento se efetive)
c) Concluída as negociações, a navieira gera um documento chamado BL, este documento lhe dará acesso ao serviço de atendimento ao cliente, na Socciedade Portuária.
d) Na Sociedade Portuária preenche-se um formulário de solicitação de ingresso do carro no Porto Contecar. Agenda-se a data e o Porto gera um documento de que permite a entrada do veiculo.
e) Na aduana, agenda-se a inspeção veicular (optamos por fazê-lá no mesmo horário do ingresso ao Porto. Foi muito bom)
f) No ingresso do veiculo o Porto gera um documento com um número de serviço
g) Ainda dentro do Porto, dirigir-se à antinarcóticos para agendar a inspeção que normalmente é feita 6 horas antes do embarque.
h) Retornar a aduana para buscar a autorização de saída. Com este documento, retornar à Associação Portuária para documentação da carga e pagamento das taxas de uso do Porto.
i) Depois disso o carro está pronto para o embarque.

Travessias Marítimas

Onde hospedar-se
Há três regiões onde ficar com o carro até o ingresso ao porto:
a) Molle Turístico
b) A praia
c) O Laguito, lago ao lado do Hotel Hilton. Aqui estivemos por 12 dias, acampados com a Alice.

Depois do ingresso ao Porto, como o navio atrasou nos hospedamos 6 dias num hostel do Centro Histórico. Há muitas opções por aqui, a comida também é mais em conta que em outros lugares e se está só alguns minutos da cidade murada.

Travessias Marítimas

A viagem para o Panamá
Optamos fazer a viagem por avião com a companhia Spirit. Para entrar no Panamá exige-se bilhetes de entrada e saída, mas a companhia cancela um dos tickets logo depois de passar pela Imigração.

Não tivemos problema para retirar a Alice no Porto Manzanillo. o processo é rápido e pouco burocrático:
1. Com o BL em mãos dirigimos-nos para o escritório que representa a SC Line em Colón, o Panamá Agency. O BL recebeu um selo signo da liberação do veiculo pela transportadora;
2. Com o documento fizemos o seguro SOAT dentro do próprio Porto por 20 dólares.
3. Fomos à administração da Aduana ( dentro da Zona Franca), pagamos 3 dólares pelo taxi e 5 dólares por uma carta de saída.
4. Retornamos à aduana Portuária que reconheceu o documento
5. Pagamos 3 dólares para uma ducha com germicida no carro
6. Pagamos as taxas portuárias: 68 dólares
7. Fomos ao setor de retirada do veiculo

Todo o processo foi feito das 9h às 13 horas. A Jansmar nos manteve informados sobre a viagem do barco com detalhes sorte a hora em que aportou e quando o carro foi descarregado.

Não tivemos problemas.

Travessias Marítimas Travessias Marítimas

Travessia Colômbia/Panamá

Os valores estão expressos em dólar.

Frete SCLine: 1000,00
Porto Contecar: 73,00
Porto Manzanillo: 68,00
Taxi e taxas Colón + bus Cidade Panamá/Colón:17,00
Táxi Cartagena: 16,00
Seguro SOAT/ Panamá: 20,00
Seguro Porto Contecar: 11,00
Xerox + telefone em Cartagena: 10,00
Hostel / Cartagena: 165,80 (6 noites)
Hostel/ Cidade Panamá: 90,00 (3 noites)
Hotel / Colón (1 noite): 40,00
Passagem aérea (2 adultos): 635,00
Alimentação em Cartagena: 161,50
Alimentação em Cidade do Panamá e Colón: 70,00
Pedágio Cidade do Panamá: 8,00
Pedágio Porto/Cartagena: 4,14
Travas Alice: 18,00
Agente Porto Manzanillo: 20,00

Total da travessia: U$ 2427,44

COMENTÁRIOS

JULIO GUIMARAES 23/08/2014

Diário perfeito. Rico de informações. Pretendo fazer uma viagem dessas daqui 2 anos, mas já estou pesquisando. Parabéns e boa sorte.

Amandio 13/02/2014

Obrigado pela dica. No seu caso atrasou, mas se não tivesse , quanto tempo gastaria?

COMENTE!

Criação de Sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa